TIRE SUAS DÚVIDAS

Perguntas frequentes

Planos

Como é o pacote de voz e dados que o Tcm Móvel oferece?


O plano do TCM Móvel é ofertado para todos aqueles que possuem o chip da empresa e terão os seus benefícios habilitados a partir da realização das recargas disponíveis com os seus respectivos prazos de validade.




É necessário pagar alguma taxa para aderir?


Há cobrança de taxa de adesão do chip TCM Móvel. Quanto ao plano, a ativação é feita automaticamente após realização da recarga escolhida pelo cliente.




Como é feita a renovação do plano?


A renovação do plano é automática, e ocorre no dia seguinte ao término da validade do mesmo, que é de 30 (trinta) dias. Para isso, o Cliente precisa ter saldo habilitado, na data da renovação. O Cliente poderá manifestar-se em contrário, pela não renovação do plano, podendo, ainda, optar por outra promoção em vigor se assim o desejar, quando receberá um SMS informando a renovação ou a adesão à nova promoção.




Quais são os valores possíveis para as recargas?


Os valores e benefícios contemplados na recarga são os que estão disponibilizados no plano comercial do TCM Móvel.




Qual é a velocidade de navegação na internet?


A velocidade de referência de navegação na rede 3g é de até 1 mbps e na rede 4g é de até 5 mbps, para download, e até 100 kbps na rede 3g e até 500 kbps na rede 4g para upload. Para ter acesso ao 4g, é preciso que o cliente tenha chip e aparelho compatíveis com a tecnologia, além de estar em um local com cobertura 4g.

A velocidade disponível no acesso pode ter oscilações e variações conforme condições topográficas e/ou climáticas, velocidade de movimento, distância que o cliente se encontrar da estação rádio base (ERB), número de clientes que utilizarem ao mesmo tempo a cobertura provida pela mesma estação rádio base, modem usado na conexão, aplicações utilizadas e sites de conteúdo e informação que estão sendo acessados, além de outros fatores externos que porventura venham a interferir no sinal, que independem de ações das empresas envolvidas.


O TCM Móvel não se responsabiliza pelas diferenças de velocidades ocorridas em razão de fatores externos, bem como problemas no equipamento utilizado pelo cliente, entre outros. Além das hipóteses acima apontadas, outros fatores podem ter influência na variabilidade da velocidade do tráfego de dados, tais como a tecnologia utilizada para a navegação: GPRS, EDGE ou HSDPA.




O que acontece se o plano não for renovado?


Caso o plano não seja renovado, o cliente perde a vantagem de acumular o saldo de voz e dados remanescentes do plano. Além disso, não tem direito aos benefícios do plano.




Existe alguma restrição para uso do plano?


Não poderá ser feita revenda a terceiros do serviço contratado, nem o envio de mensagens promocionais indesejadas classificadas como SPAM. O cliente que fizer este tipo de uso estará passível de bloqueio do plano e cancelamento.




O que acontece se o saldo de voz ou dados acabar antes do vencimento do plano?


Caso esteja sem dados ou voz antes do vencimento do plano, o Cliente pode contratar um pacote adicional para reforçar seu pacote de voz ou de dados, desde que ocorra durante o prazo de validade do plano.





Portabilidade

O que é portabilidade?


A Portabilidade é a possibilidade do cliente que já possui um número telefônico manter o seu número mesmo trocando de operadora.




Como faço a portabilidade para o tcm móvel?


O titular da conta deve ir até uma loja da TCM, portando CPF, RG ou CNH e informar:

  • Nome e CPF
  • Número que deseja manter
  • Operadora antiga
  • Número temporário do TCM Móvel que recebeu ao comprar seu chip – para consultar digite em seu celular com o chip dos correios celular *221#
  • Pronto! Após 5 dias úteis o seu plano correios celular estará disponível no seu número.




Qual o prazo da portabilidade?


Duração do Processo de Portabilidade é de até 5 dias úteis, contados a partir da solicitação.


O cancelamento do Processo de Portabilidade pode ser solicitado em até 2 dias úteis, contados a partir da solicitação.


Durante o período de transição, para a mudança de uma operadora para outra, o telefone poderá não funcionar por, no máximo, 2 horas.




Posso fazer portabilidade entre regiões de ddd diferentes?


Não. A portabilidade somente será possível dentro do mesmo serviço.




Vou mudar de estado. Tenho direito à portabilidade numérica?


Não. A portabilidade numérica somente é possível dentro da mesma área de registro (mesmo DDD) – para os clientes de telefonia móvel – e dentro da mesma área local (mesmo município ou localidade com continuidade urbana) para os clientes de telefonia fixa.




Posso transferir o número do meu celular pós-pago para o tcm móvel como pré-pago?


Sim. Na telefonia móvel, a portabilidade numérica será possível mesmo em distintas modalidades de serviços, desde que realizada dentro de uma mesma Área de Registro (mesmo DDD).




A portabilidade representa algum custo adicional aos clientes?


Sim. A operadora que receber o novo cliente pode cobrar dele, a cada solicitação e em uma única vez, um valor, conforme prevê o regulamento da ANATEL.




Como serão cobrados os serviços utilizados que não tiverem sido pagos pelo cliente na operadora da qual ele está saindo?


O usuário que solicitou a portabilidade pagará normalmente os serviços já utilizados na sua antiga operadora.




Posso desistir do pedido de portabilidade do meu número?


Sim, em até 2 dias úteis após a solicitação do usuário, sem ônus.




O pedido de portabilidade pode ser negado pela operadora?


Sim. Embora seja um direito do usuário e um dever das operadoras, o pedido de portabilidade pode ser recusado nas seguintes situações:

  • Quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos;

  • Se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número;

  • Se o número do telefone for inexistente, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou for designado a um Telefone de Uso Público (orelhão); e

  • Se o número do telefone for de uma operadora fixa e a portabilidade for para uma operadora móvel e vice versa.

  • Vale ressaltar que a portabilidade pode não ser possível por razões técnicas, por exemplo, se a operadora de destino (receptora) não tiver serviço na área solicitada ou se tratar de Serviço Móvel Especializado (SME).




Para qual operadora devo fazer o pedido da portabilidade numérica?


O contato para solicitação da portabilidade deverá ser feito, sempre, com a operadora de serviço para a qual o usuário deseja se transferir.




Posso mudar de operadora sempre que quiser?


O usuário pode mudar entre operadoras sempre que decidir. No entanto continuará responsável pelas condições acordadas na aquisição e poderá ser cobrado pela portabilidade a cada migração.




Com a portabilidade do meu número de telefone para outra operadora preciso cumprir o contrato de fidelização com a minha operadora antiga?


A portabilidade não altera as disposições contratuais firmadas com a operadora atual. A portabilidade de uma operadora para outra implica na rescisão contratual com a primeira. Assim, caso esteja prevista alguma multa por quebra do contrato, essa multa será devida.




O cliente pode portar um número de uma operadora para outra com tecnologia diferente (exemplo cdma para gsm)?


Sim. No entanto, fica a cargo do cliente a aquisição do aparelho compatível com a tecnologia da operadora destino (receptora).




Com a mudança do meu número para a nova operadora, terei as mesmas vantagens do meu plano anterior?


Não. Com a portabilidade, o usuário estará submetido às condições dos planos de serviços ofertados pela nova operadora e acordado pelas partes (cliente x operadora) em contrato.


O contrato com a operadora antiga será rescindido.




Posso portar meu número mesmo tendo um pacote de serviços associados a ele (exemplo: banda larga com telefone e tv por assinatura)?


Sim. Os demais serviços do pacote podem ser mantidos, mas as condições deverão ser verificadas junto à operadora antes de portar.




Meu telefone deixará de funcionar após o pedido de portabilidade para outra operadora?


Poderá haver um período de transição de, no máximo, duas horas, para a mudança de uma operadora para outra. Apenas nesse intervalo de tempo, o telefone não funcionará.




Como posso saber se o telefone para o qual estou ligando pertence à minha operadora?


Basta entrar em contato com a operadora (através do website ou call center), para saber se o número desejado está na mesma rede, ou consultar o site público abaixo.





Ligações e Roaming Internacional

É possível fazer ligações internacionais (ddi)?


Não é possível. O benefício dos minutos/SMS do plano não é válido para ligações internacionais.




É possível utilizar o plano no exterior (roaming internacional)?


Não é possível. Por ora, o serviço do TCM Móvel está restrito ao Brasil.





Outras Dúvidas

Que aparelhos celulares podem ser utilizados no tcm móvel?


O correto funcionamento e desempenho do TCM Móvel depende do uso de equipamentos homologados pela Anatel e compatíveis com as frequências autorizadas e em uso pela prestadora parceira da TCM.




Como faço a recarga?


A recarga pode ser realizada nas lojas TCM onde pode-se encontrar o endereço no site da Tcm Telecom: (https://tcmhd.com.br/#nossas-lojas), no site www.tcmmovel.com.br e no Call Center pelo telefone ou whatsapp 84 3315-0700.




Como verificar o saldo?


O saldo fica disponível para consulta no aplicativo TCM Móvel sendo possível ser acessado ao realizar o download do mesmo na PlayStore (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pagtel.tcm) e Apple Store (https://apps.apple.com/br/app/tcm-telecom/id1521483339). Além disso, é possível pelo Call Center pelo telefone ou whatsapp 84 3315-0700.




Como comprar o chip?


Nas lojas TCM onde pode-se encontrar o endereço no site da Tcm Telecom: (https://tcmhd.com.br/#nossas-lojas).





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